Saint Seiya: The Lost Canvas


Informações gerais
Mangá: Saint Seiya: The Lost Canvas
Escritor(a): Shiori Teshirogi
Editora: Akita Shoten
Editora lusófona: JBC
Revista: Weekly Shonen Champion
Data de publicação: 24 de agosto de 2006 – 7 de abril de 2011
Volumes: 25

Mangá: Saint Seiya: Anecdotes
Escritor(a): Shiori Teshirogi
Editora: Akita Shoten
Editora lusófona: JBC
Revistas: Weekly Shonen Champion (maio de 2011 – abril de 2012) - Bessatsu Shonen Champion (2012 – 2016)
Data de publicação: 19 de maio de 2011 – 12 de março de 2016
Volumes: 11

OVA: Saint Seiya: The Lost Canvas
Direção: Osamu Nabeshima
Estúdio: TMS Entertainment, Half H.P. Studio
Data de lançamento: 24 de junho de 2009 – 20 de julho de 2011
Número de episódios: 26

Saint Seiya: The Lost Canvas - The Myth of Hades (聖闘士星矢THE LOST CANVAS冥王神話, lit. "Saint Seiya: A Tela Perdida - O Mito do Rei das Trevas") é um mangá spin-off da série Saint Seiya, lançado em 2006 e encerrado em abril de 2011, no capítulo 223 (O futuro que começa), no Japão. O mangá narra as histórias e as batalhas entre os Cavaleiros de Athena e as Estrelas Malignas de Hades na época em que os lendários Dohko de Libra e Shion de Áries possuíam 18 anos, ou seja, em 1743.

Os eventos narrados no início de The Lost Canvas são os mesmos do início do mangá Saint Seiya: Next Dimension, ocorrendo, no entanto, algumas diferenças entre as narrativas. O mánga tem total aprovação do criador da série, Masami Kurumada, que está trabalhando no mangá Next Dimension. The Lost Canvas é um prequel e se passa antes da série original. Os dois mangás contam em parte (início de "Next Dimension") a mesma história, mas com diferenças em nomes e histórias de alguns personagens. The Lost Canvas narra uma versão alternativa da Guerra Santa de Next Dimension, sendo assim não canônico. Saint Seiya: Next Dimension - Meiou Shinwa é a continuação oficial, feita pelo autor original de Saint Seiya.

Anime

No Brasil a série foi distribuída pela
Sato Company e atribuída à DVD pela Flashstar e em streaming pelas seguintes plataformas: Netflix, NetMovies e Vivo Play. Em Portugal a série foi emitida pela
SIC Radical sob o título de Saint Seiya: A Tela Perdida, no idioma japonês com legendas.

Sinopse

A série dá destaque ao antigo Cavaleiro de Bronze de Pégaso, Tenma. Tenma é órfão como Seiya, e tem uma ligação forte com Alone, o hospedeiro de Hades na época, e com Sasha, a reencarnação de Athena, que moravam no mesmo orfanato que Tenma.

Existem várias ocorrências interessantes no mangá. Por exemplo: a maneira como os espectros atacam é diferente. Ao contrário da época actual, em que as Estrelas Malignas vão em peso ao Santuário, os Espectros de Hades lutam em diferentes partes do mundo, inclusive no próprio Santuário. O tom das histórias é mais dramático, o que rende ao mangá óptimas críticas.

Outro ponto essencial que está rendendo sucesso à Lost Canvas se refere à revelações que condizem cronologicamente com fatos da era atual, como de onde veio o rosário que Shaka de Virgem usa para mostrar as estrelas malignas que foram derrotadas ou o porquê de Hades sentir um certo "medo" pelo Cavaleiro de Pégaso.

O roteiro está sendo bem mais elaborado com fatos que normalmente passam por simples "clichés", na verdade tem um motivo importante: Por exemplo o fato de Sasha e Alone serem irmãos (para que Athena pudesse intervir na ressurreição de Hades por estarem mais próximos um do outro), o Cavaleiro de Ouro Touro se auto chamar Aldebaran (homenagem à estrela principal da constelação) e Albafica de Peixes ser uma pessoa distante de todos e não manter relacionamento (por ter em seu sangue o próprio veneno de suas rosas demoníacas).

O nome The Lost Canvas pode ser entendido como A Tela Perdida (ou
quadro, pintura), pois o plano de Hades na referida época é usar os talentos artísticos de Alone para destruir a Terra. Quando Alone terminar de pintar o seu quadro, o mundo cairá nas trevas.

A série acaba com o episódio 13 da segunda temporada, onde, após os cavaleiros de Athena conseguirem selar os deuses gémeos Hipnos e Thanatos (deuses do sono e da morte) o cavaleiro de ouro Dohko sacrifica sua vida para Shion ter oportunidade de salvar Tenma, a Yuzuriha e o Yato. O castelo de Hades terrestre é então destruído e o imperador do submundo sobe em um castelo no céu enquanto no santuário Athena se reúne com Tenma e tenta decidir o que será feito de agora em frente.

Não há final na série atualmente.

Estilo

O traço utilizado pela japonesa Shiori Teshirogi não é muito semelhante ao de Masami Kurumada. A aparência dos personagens é similar aos da geração da obra original.